13 a 16 de Agosto de 2019 - Balneário Camboriú/SC

O EVENTO

A Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado - Sosbai promove, de 13 a 16 de agosto de 2019, o XI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado a ser realizado no Infinity Blue Resort e Spa em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Este evento, realizado pela Epagri, sob a responsabilidade da equipe de pesquisa em Arroz Irrigado da Estação Experimental de Itajaí, conta com a co-promoção do Instituto Rio Grandense do Arroz - IRGA; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, e Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

O tema central desta edição “Desenvolvimento e Inovação na Orizicultura”, tem como propósito destacar a importância das pesquisas científicas em todas as áreas do conhecimento para impulsionar a cadeia produtiva do arroz irrigado, uma das mais pujantes do sul do Brasil. Desenvolvimento e inovação se conquistam com conhecimento e este evento torna-se referência na divulgação das alternativas propostas pela pesquisa para os problemas enfrentados pela orizicultura.

A Sosbai e a Epagri agradecem aos patrocinadores, pelo importante suporte e colaboração na organização e realização do evento. Finalmente, conclama a todos os congressistas para uma profícua participação no XI CBAI e que o convívio com os colegas, em Balneário Camboriú, reafirme os propósitos de fortalecimento da cadeia produtiva do arroz irrigado.

A Comissão Organizadora

Objetivos do Evento

a) Congregar a comunidade científica envolvida com pesquisas na área de arroz irrigado para apresentação e discussão dos avanços tecnológicos na cultura do arroz irrigado;

b) Reunir os diversos segmentos da Cadeia Produtiva de arroz irrigado – produtores, extensionistas, consultores, indústrias de beneficiamento, empresas produtoras e comerciantes de insumos e de equipamentos, para de forma integrada, conhecer os avanços obtidos e discutirem as principais demandas da Cadeia Produtiva para a melhoria na rentabilidade e sustentabilidade na produção de arroz irrigado.

Inovação e Desenvolvimento

Comissão Organizadora do XI CBAI

  • Presidente:
    Ester Wickert

  • Vice-Presidente:
    Alexander de Andrade

  • Comissão de Finanças e Contabilidade:
    Laerte Reis Terres e Klaus Konrad Scheuermann

  • Comissão de Relações Públicas e Sociais:
    José Alberto Noldin

  • Comissão de Logística:
    Marcos Lima Campos do Valle

  • Comissão Técnico-Editorial:
    Eduardo Rodrigues Hickel e Rubens Marschalek

  • Comissão de Apoio:
    Adriana Pereira e Marcelo Mendes de Haro



Mensagem da presidência do XI CBAI


A agricultura brasileira passa hoje por importantes transformações sociais, culturais, tecnológicas, econômicas e ambientais. É preciso fazer frente a redução da disponibilidade de mão-de-obra na agricultura, ao mesmo tempo em que ocorre aumento da população e a mesma se torna consciente acerca de alimentos que auxiliam na promoção da saúde. Concomitantemente, é preciso desenvolver, refinar e implementar técnicas e formas de produção com redução de custo, do impacto ambiental e que possibilitem aumento de qualidade e produtividade. Enfrentar estes desafios requer invariavelmente ciência, tecnologia e inovação. Entre as possíveis alternativas estão o aumento da mecanização e da eficiência da mesma na agricultura e o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de mínimo impacto ambiental, visando a sustentabilidade dos cultivos.
Para tanto, é fundamental a discussão, a troca de ideias e experiências em busca destes objetivos comuns. Nesse sentido, a forma mais eficiente de enriquecer o debate e acelerar este processo é congregar pessoas de diferentes áreas de atuação e formação para discorrer sobre o panorama da orizicultura brasileira em busca de alternativas para o futuro.
Convidamos assim todos os integrantes dos diferentes elos desta importante cadeia produtiva brasileira a se fazerem presentes no evento e colaborarem nesta importante discussão sobre o futuro, para fazê-la “economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente sustentável”.

Mensagem da presidência da SOSBAI


A sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado, fundada em 1998, tem como missão "o desenvolvimento da orizicultura". Para isso, realiza eventos técnico-científicos que, além de congregar as principais instituições que compõe a cadeia produtiva do arroz, permite discutir os principais problemas que ocorrem na cultura.

Entre os eventos de maior relevância promovidos pela Sosbai está o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), o qual é organizado bianualmente, de forma itinerante, pelas principais instituições de ensino e pesquisa que trabalham com arroz no Brasil, incluindo Embrapa, Irga, UFPel, UFRGS, UFSM e Epagri. Este ano, o XI CBAI será realizado pela Epagri, de 13-16 de agosto no Infinity Blue Resort & Spa em Balneário Camboriú.

Com a convicção de que a XI edição do congresso atingirá seus objetivos, gostaríamos de convidar todos os sócios da Sosbai, alunos, professores, pesquisadores, extensionistas, produtores, industriais e todos os demais profissionais que atuam na cadeia produtiva do arroz, para que compareçam ao evento, de modo a compartilhar suas experiências e conhecer as novas soluções tecnológicas disponíveis para a cultura do arroz.



Entre em contato

QUAX - Sites & Sistemas